Inspiração Natural

A biomimética ensina que podemos resolver problemas humanos, de forma sustentável, estudando as soluções da natureza.

inspiracao_natural_revistabrfonline_ed93

Uma das fontes de inspiração para o novo posicionamento estratégico da Batavo foi a biomimética, um campo de estudo que aborda como as soluções da natureza podem ajudar na resolução de problemas humanos de forma sustentável. A palavra vem do grego bio (vida) e mimesis (imitação). Na realidade, o conceito agora aplicado aos produtos da Batavo vem sendo utilizado pela humanidade desde quando o homem das cavernas inventou o martelo de pedra que imitava o punho cerrado.

“Parece óbvio, mas poucos se dão conta de que a natureza vem criando e aperfeiçoando soluções há bilhões de anos na Terra”, diz Fred Gelli, da agência Tátil Design de Ideias, um dos divulgadores da ciência no Brasil. “Por exemplo, veja que ideia genial de uma flor que é branca e se abre à noite para ficar visível e ser polinizada pela mariposa, com seus hábitos noturnos.”

Além do hexágono das colmeias utilizado na construção de abóbadas, o consultor cita o exemplo do trem-bala japonês que, ao entrar num túnel, provocava um estrondo e forte vibração, incomodando os passageiros. A solução encontrada foi imitar o formato do bico do mergulhão, ave que precisa entrar na água causando o mínimo de turbulência para não espantar os peixes. “A inspiração na natureza resolveu o problema e economizou 15% de energia”, diz.

Segundo Gelli, a natureza considera três princípios em seus projetos:

  • Otimização – “A natureza detesta desperdício.”
  • Ciclos – “Nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.”
  • Interdependência – “Tudo está ligado a tudo.”

Fred Gelli, sócio e diretor de criação da Tátil Design

A atividade humana, no entanto, tem se desconectado desses princípios. “Adoramos extravagâncias, desperdiçamos muito e nosso pensamento é linear”, diz o consultor. “Com nossa visão fragmentada, achamos que um produto começa na extração da matéria-prima e acaba numa mágica lata de lixo.”

A atitude predatória está nos levando a uma encruzilhada, e agora entramos numa era de buscar alternativas. Não só para produzir alimentos, mas também utilizar energia, armazenar informações e administrar empresas. “A biomimética tem múltiplas aplicações nos negócios”, diz Gelli. “Desde o design de produtos até a filosofia de organizações. E a Batavo começa a trilhar um caminho consistente, com muito potencial.”

Leia também: Pensado para sua natureza

Comentários estão fechados.

Slider by webdesign