Ideias inovadoras

BRF é pioneira mundial em embalagens com inscrições em Braile

revista_brf_ed99_voce_sabia_braile_destaque

Embalagem da Sadia em Braile: autonomia para o deficiente

Em agosto de 2000, a BRF se tornou a primeira empresa no mundo a oferecer embalagens com inscrições em Braile. Mais adiante, outras companhias trilhariam o mesmo caminho no Brasil e no exterior. “A inscrição em Braile foi adotada a partir da sugestão de um funcionário da empresa que era deficiente visual”,conta Álvaro Azanha, consultor técnico do departamento de P&D.

Entre a concepção e a decolagem das inscrições em Braile, foram cerca de cinco meses de trabalho. Nesse período, foram alinhados desenvolvimento de tecnologia, de protótipos e testes em linhas de produção até chegar à versão final. O projeto foi conduzido por técnicos da área de Desenvolvimento de Embalagem da BRF. O funcionário que propôs a solução também participou, avaliando os modelos e sugerindo melhorias ao longo do desenvolvimento.

“A princípio, achávamos que a escrita em Braile seria útil no momento da compra, para ajudar o consumidor a diferenciar os itens no supermercado. Entretanto, vimos que ela exercia um importante papel no uso doméstico”, diz Azanha.
“Várias pessoas nos procuraram pelo SIC para elogiar a iniciativa e contar que, por causa dela, conseguiam ter mais autonomia na hora de preparar o produto em casa.”
As embalagens com inscrição em Braile trariam – e trazem até hoje – marca, nome e peso do produto, mais o telefone do Serviço de Informação ao Consumidor (SIC). O atributo era totalmente inovador e, ainda assim, a empresa conseguiu desenvolver uma solução que não representava custo adicional na confecção das embalagens. Atualmente, todos os produtos da BRF embalados em cartuchos trazem marcação em Braile – os caracteres são adicionados na etapa de corte e vinco.
Embalagens plásticas rígidas também podem ser marcadas. É o caso do Hot Pocket Pizza, que tem as informações em Braile no fundo do pacote. Essa caixa, aliás, ganhou o prêmio do World Packaging Organization (WPO) como a mais inovadora do mundo de 2009.

Comentários estão fechados.

Slider by webdesign