sábado 24 Jun 2017

Além da Gastronomia

Transformações socioeconômicas incorporaram a alimentação fora do lar ao cotidiano dos brasileiros e a BRF acompanha essas mudanças com a oferta de serviços sob medida para cada cliente.

ArquiteturaGastronomica_revistabrfonline

Avaliar o cardápio e a cozinha do restaurante. Inovar na elaboração de receitas exclusivas, buscar o melhor rendimento dos produtos e dar as dicas que permitam o toque final por conta do cliente. De chef para chef. São detalhes que passam despercebidos aos olhos, mas fazem toda a diferença no paladar. E por trás dessa arquitetura gastronômica está nada menos que a mesma empresa que fornece os ingredientes. Para atender um público cada vez maior e mais exigente, a BRF desenvolve serviços desenhados em sintonia com os objetivos e particularidades de seus clientes e parceiros.

Toda ajuda é bem-vinda num mercado em que o crescimento é vertiginoso. O food service registra expansão média de 14% nos últimos cinco anos. Trata-se de um setor que no Brasil está em franco desenvolvimento e cresce a taxas superiores às de mercados mais maduros, como os Estados Unidos e a Europa.

O Estudo Food Service Brasil – Alimentação Fora do Lar na Visão do Consumidor Brasileiro, da GS&MD Consultoria, revela que, dos gastos totais com alimentos, 31% são destinados à alimentação fora do lar, enquanto nos Estados Unidos esse percentual chega a 42%. Mas a expectativa é que o Brasil encoste-se à liderança.

Fernando Erne, Cesar Lot, Ely Mizrahi e Christiane Dorigon

“A BRF está pronta para esta evolução, com estrutura para acompanhar o consumidor quando está fora de casa, apoiar nossos clientes no desenvolvimento do seu negócio e participar ativamente com ações que apoiem a profissionalização do setor”

Ely Mizrahi – Vice-presidente de Food Service da BRF

Para atender às necessidades do mercado, a companhia mantém a área estruturada em três diretorias.

“Dessa forma conseguimos personalizar o atendimento ao cliente, que tem à disposição consultoria de chefs de cozinha que estão constantemente ajudando os nossos clientes a inovar” Christiane Dorigon – Diretora de marketing

Serviços não atrelados diretamente aos produtos também têm feito parte do dia a dia do time. Por isso, o suporte oferecido pelos consultores de vendas vai além do esclarecimento de dúvidas durante a visita ao cliente.

“É preciso estabelecer um relacionamento de confiança não só com o dono do estabelecimento, que é o homem das finanças, mas com o cozinheiro, que é quem decide a compra.

O custo-benefício nem sempre é explícito e é preciso ensinar como usar melhor o nosso produto, dar dicas e orientações que vão das mais básicas até as mais sofisticadas.”

Cesar Lot – Diretor comercial responsável pelo atendimento dos clientes independentes, como bares, lanchonetes, restaurantes e pizzarias.

Um bom exemplo é o pepperoni fatiado especialmente para as pizzarias. O produto vem embalado em saco de 1 kg em atmosfera modificada (técnica de preservação de alimentos), com fatias de 2 g padronizadas. Dessa forma, as fatias não grudam, cobrem melhor a pizza, evitando o desperdício, e auxiliam na padronização e no controle de custos.

O time de Food Service da BRF tem o desafio constante de se adaptar às necessidades tão diversas quanto a gama de clientes, que vão desde grandes redes, como McDonald’s, Pizza Hut, Giraffas, Viena, Galeto’s, Spoleto, Subway, KFC e Outback, até hotéis e redes de conveniências, como a AM/PM, dos Postos Ipiranga, companhias aéreas, cozinhas industriais e órgãos públicos.

“Temos todo o cuidado de customizar produtos alinhados para os nossos clientes, tanto no âmbito local como no global”

“A confidencialidade com os clientes é a receita de sucesso da companhia, o respeito ao negócio é nosso maior trunfo.”

Fernando Erne - Diretor de Contas Estratégicas

Corrobora a opinião de Erne o diretor executivo do Giraffas, Cláudio Miccieli. “Empresas confiáveis geram parcerias confiáveis”, avalia. “Assim, oferecemos aos nossos clientes produtos padronizados com qualidade, sabor e segurança alimentar, a preços competitivos, graças aos itens fornecidos pela BRF”.

“Consideramos a BRF parte fundamental do sucesso do Outback”, completa o vice-presidente de Compras e Logística do Outback, Antônio Carlos Pontes. “Como parceiros, se adequaram aos nossos objetivos. A sintonia é de extrema importância para que se possa atender à expectativa de cada consumidor.”

Para 2011, a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentos (Abia) estima que o consumo fora do lar continue mantendo o ritmo de crescimento constante.

 

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