domingo 23 Abr 2017

A marca de um novo momento

Com a fusão consolidada, a BRF lança uma nova identidade corporativa, que reflete a essência de uma companhia de presença global

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A virada de ano assinalou mais um passo histórico da BRF. Desde 1º de janeiro, as antigas operações da Perdigão e da Sadia fazem parte legalmente de uma só pessoa jurídica – ou seja, constituem de fato uma única empresa, completando o processo de fusão iniciado em 2009. O momento também é de renovação da marca corporativa: uma moderna identidade visual e verbal passará a distinguir daqui por diante a empresa que desponta entre as maiores produtoras globais de alimentos, com receita líquida da ordem de US$ 13 bilhões por ano. O nome, após análises de opções como BR Foods e BRF Brasil Foods, foi definido como BRF, mais conciso e mais fácil de pronunciar fora do Brasil. A Perdigão e a Sadia prosseguem sua trajetória, agora exclusivamente como emblemas de produtos.

O processo de concepção da nova marca da BRF foi um trabalho complexo.
Alguns indicadores:
A abertura da BRF para o mundo está expressa no novo símbolo desenhado especialmente para a marca. Ele representa o globo com uma combinação de cores que traduz a diversidade de culturas, territórios e etnias. Formado por diversas partes que se integram em um elemento maior, também remete ao diálogo e à criação de vínculos – valores reforçados pela BRF. O logotipo que acompanha o símbolo foi simplificado para brf, escrito assim, em letras minúsculas. “A nova identidade visual é o lado mais perceptível deste novo momento da companhia, mas é apenas uma parte do processo de construção de uma imagem corporativa que começamos a desenvolver após o Cade ter aprovado a fusão, em julho de 2011”, diz Wilson Mello, vice-presidente de Assuntos Corporativos da BRF. De acordo com ele, a mudança é a terceira e última etapa da fusão. A primeira foi a decisão de as duas empresas, até então concorrentes, se unirem num negócio com musculatura para competir com mais força nos mercados internacionais. Depois vieram a obtenção do aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e o atendimento às exigências do órgão. Nesta terceira etapa, já unificada, a BRF se firma como empresa global, enfatizada pela nova marca.

A identidade corporativa vai dar força às marcas de produtos

A renovação da identidade foi um trabalho empreendido, ao longo dos últimos dois anos, em conjunto pelas equipes de Marketing e de Assuntos Corporativos com apoio externo das consultorias Interbrand, especializada em marcas, e A10, de design. Pesquisas e estudos, com análise de exemplos bem-sucedidos globalmente, embasaram a criação da nova marca, para sintetizar os princípios, os objetivos e o posicionamento da BRF diante dos múltiplos públicos que se ligam à empresa. Um slogan foi criado para resumir em palavras o que a marca procura mostrar visualmente: “A BRF aproxima vidas”.
A renovação da marca da empresa não significa deixar em segundo plano a identificação de produtos. Ao contrário, na estratégia da BRF, a nova identidade corporativa funcionará como uma assinatura que vai dar unidade e força a nomes consagrados como Batavo, Chester, Qualy, entre outros, além de Sadia e Perdigão. A Sadia, por sua vez, acaba de ser escolhida como a marca líder para produtos no mercado internacional (leia reportagem na pág. 10). “A BRF é uma grande casa de marcas, cada uma delas com suas características e maneiras de se comunicar com seu consumidor”, afirma Roberta Morelli, gerente executiva de Marketing da BRF. “E todas estarão alinhadas por uma estratégia mais ampla da marca corporativa, que tem um pouquinho de cada uma e funcionará como a marca mãe”, completa Kristhian Kaminski, gerente executivo de Comunicação Corporativa da BRF. Essa diretriz não se restringe ao Brasil: valerá para todos os mercados em que a empresa está presente, incluindo aqueles em que a BRF adquiriu negócios locais. A lógica de construção da marca prevê que ela possa ser identificada e crie empatia em qualquer lugar do mundo. Para alcançar esse status, a aceitação de cores, formas e tipologias de letras foi testada nas mais diferentes culturas durante o processo de criação, com o envolvimento de escritórios da Interbrand e consultores de design localizados em diversos países.

O resultado esperado é que a nova identificação impulsione os objetivos da BRF. Do ponto de vista interno, que seja um elemento de agregação. E, para fora da companhia, que ajude a criar e fortalecer vínculos, operando como um ativo vivo na geração de valor para o negócio. “A marca mostra o nosso novo DNA, de empresa global”, diz Wilson. “A BRF não é mais apenas uma empresa brasileira que exporta, mas uma empresa multinacional com origem no Brasil e com operações cada vez mais importantes em todos os continentes.”

Os valores da marca

• Tem Energia

É o que nos move para alcançar grandes desafios e entregar o que prometemos

Na prática:
• Gostamos de grandes desafios e valorizamos a alta performance.
• Temos espírito jovem e vocação para empreender.
• Entregamos os resultados que prometemos.
• Produzimos alimentos que levam energia para a vida das pessoas.

 

• É protagonista

É a nossa atitude de líder e vontade de inovar em tudo que fazemos

Na prática:
• Temos força e solidez.
• Temos alto grau de governança corporativa.
• Multiplicamos práticas sustentáveis em toda a cadeia produtiva.
• Transformamos positivamente as comunidades em que atuamos.


• Cultiva vínculos

É o nosso comprometimento em construir relações a longo prazo

Na prática:
• Valorizamos nossos talentos.
• Integramos milhares de parceiros em nossa cadeia produtiva.
• Desenvolvemos soluções customizadas com nossos fornecedores e clientes.
• Temos marcas queridas pelos consumidores.

 

• Dialoga com o mundo

É a nossa disposição para conversar, aprender e estar aberto ao novo

Na prática:
• Temos presença mundial
• Valorizamos as diferentes culturas em que estamos presentes.
• Somos simples e descomplicados.
• Temos abertura para aprender.

 

O manifesto BRF

Junto com a criação da nova marca, um texto foi elaborado para descrever de forma inspiradora a razão de ser e o posicionamento da BRF

Nós somos a BRF. Uma empresa global de alimentos que nasce em uma época repleta de transformações. Conectada com os desafios e as oportunidades do nosso século. Nascemos da soma de muitas histórias empreendedoras. De cada uma delas aproveitamos o melhor para ser cada vez mais preparados para crescer e sonhar mais alto.

Temos um time jovem, dedicado e comprometido, que cumpre o combinado com energia e inspira confiança em todos. De uma forma simples, descomplicada, queremos construir uma história dialogando com o mundo, com interesse de ouvir, entender e multiplicar o que ele tem de melhor. Uma história de comprometimento com a sustentabilidade do nosso planeta, que cria valor em toda a cadeia e influencia positivamente as comunidades em que atuamos.
Na BRF, o trabalho começa com milhares de agricultores e se transforma em alimentos produzidos de um jeito especial. Buscamos novas combinações e possibilidades para conectar diferentes pessoas a um universo de sabores.
É assim que alcançamos o nosso propósito: aproximando amigos e famílias, celebrando momentos de prazer e descobrindo novas oportunidades a partir desses encontros.
A BRF aproxima vidas.

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